domingo, 15 de agosto de 2010

Óleos & Essências


Os óleos essenciais são “a alma da planta”, e são o meio pelo qual se transmitem as suas propriedades naturais, actuando directamente no plano emocional, mental e fisiológico do ser líriohumano. A sua facilidade de absorção pela pele e pelo olfacto permite que os componentes activos penetrem directamente no organismo, equilibrando e harmonizando todo o sistema ajudando a restaurar, desta forma, a saúde física, mental e emocional.

A composição química dos distintos óleos essenciais, é complexa e inclui uma enorme variedade de componentes químicos, como os terpenos, ésteres, aldeídos, fenóis, que os tornam únicos nos seus efeitos: calmantes, desinfectantes, analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, etc.

Os óleos essenciais são substâncias oleosas voláteis, são extractos vegetais altamente concentrados, deduz-se agora que um óleo essencial é um composto de grande quantidade de moléculas orgânicas. No entanto, não é apenas um desses componentes que lhe fornece a sua identidade, mas sim a combinação selecta e complexa de todos eles. Deste equilíbrio dearomaterapiapendem o perfume característico e a virtude terapêutica do óleo essencial.

Podem também combinar-se entre si os óleos e produzir sinergias que têm um efeito mais potente e benéfico e é aí precisamente onde entra a ciência, a criatividade e a arte da aromaterapia ao produzir diferentes misturas.

Texto extraído do blog sou natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário